2. A CASA DE CULTURA ----A FEIRA É DEZ!!!! DIA 21 NO DOMINGO

Em 2010 a casa de cultura santa Tereza completará 18 anos de uma trajetória de sucesso no movimento cultural de embu e região.


Através de projetos que persistem em atender ás Crianças e adolescentes, com a finalidade de inclusão através da cultura, o desenvolvimento da entidade está caminhando junto ao de desenvolvimento do bairro, antes conhecido pela violência mas hoje sendo um pólo de cultura em embu.


Ao longo desses anos, diversos projetos já foram implantados e oferecidos á população, com caráter instrutivo, educacional, artístico, defendendo os direitos de crianças e adolescentes, debatendo arte e cultura e lutando pela capacitação profissional de jovens e adultos. A casa de cultura Santa Tereza sempre participou das reivindicações pela valorização do profissional nas áreas de cultura e arte, também é trabalhador e merece ser respeitado como tal. A casa de cultura Santa Tereza é um instrumento valioso para emancipação do ser humano através da arte e da cultura.


Reportagem: Vanessa – Linha de frente Jornal Noticias Culturais - Casa de Cultura Santa Tereza


ALUNO: MATHEUS HENRIQUE 5ºA

A HISTÓRIA DA CASA DE CULTURA

PARA QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA CASA DE CULTURA SANTA TEREZA, FICA REGISTRADO ENTÃO QUE A ORIGEM DESTA SE DEU A PARTIR DA MENTE CRÍTICA E OBSERVADORA DE SEUS FUNDADORES. DESDE O INICIO O ÍMPETO ERA CAUSAR MUDANÇAS NAS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE, A PRINCIPIO ANIVALDO LAURINDO CONTA QUE, AO PRETENDER PROMOVER MODIFICAÇÕES PARTIU EM DIREÇÃO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS JUNTO A ENTIDADES PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PERCEBEU TAMBÉM QUE ESSE PÚBLICO ATENDIDO VINHA DE REGIÕES PERIFÉRICAS DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. DEVERIA ENTÃO SE CRIAR UM ESPAÇO QUE POSSIBILITASSE DESENVOLVER A ARTE E AFASTANDO ESSE JOVEM DO CONFLITO SOCIAL EM QUE VIVIAM. ELE ENCONTROU EM EMBU DAS ARTES, NO BAIRRO DE SANTA TEREZA O PRETESTO PARA SEU TRABALHO JUNTO A JUVENTUDE. RODEADO DE AMIGOS, ANIVALDO INICIOU O PROCESSO DO QUE É HOJE A CASA DE CULTURA SANTA TEREZA. MUITAS DIFICULDADES FORAM ENCONTRADAS, OBSTÁCULOS SUPERADOS. E APÓS ANOS DE MUITO TRABALHO CRENÇAS, EIS QUE HOJE, A CASA DE CULTURA SANTA TEREZA, ALEM DE PROMOVER DIVERSAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA OS JOVENS DA REGIÃO,E O EXEMPLO E TAMBÉM O RESULTADO DE AÇÕES QUE CADA UM DE NOS PODE TOMAR FRENTE A INEFICÁCIA DO PODER PUBLICO. QUEM CONHECE A ESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO PRECISA SABER QUE NEM SEMPRE ELA FOI COMO E ATUALMENTE. NO INICIO DE SUA EXISTÊNCIA,A PROMOÇÃO DAS ATIVIDADES OCORRIA EM UM TERRENO BALDIO-ONDE SE LOCALIZA A CASA DE! CULTURA HOJE SOB UMA LONA DE PLÁSTICO E UM PEQUENO PALCO IMPROVISADO. POR VOLTA DO ANO DE 1998, POR MEIO DE PATROCÍNIO DA LOJA TAITI MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO,FOI POSSÍVEL LEVANTAR AS PAREDES E COBRIR COM TELHAS O ESPAÇO DO TERRENO DO ATUAL TEATRO E ANTIGO TERRENO BALDIO. EM 2001, A ASSOCIAÇÃOESCOLA GRADUADA DE SÃO PAULO PATROCINOU A LAJE PARA O ESPAÇO,AINDA EM 2001 A EMPRESA ATOTECH DO BRASIL GALVANO TECNICA LTDA. PATROCINOU O 1º ANDAR DA CASA DE CULTURA SANTA TEREZA. IMPORTANTE CITAR QUE, O TRABALHO VOLUNTÁRIO EXECUTADO DURANTE TODOS OS ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE FECHA O ELO DA CADEIA PRODUTIVA DA ASSOCIAÇÃO OU SEJA, ALEM DOS FUNDADORES. MUITAS PESSOAS CONTRIBUÍRAM PARA O QUE E HOJE A CASA DE CULTURA SANTA TEREZA, VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR, COMPAREÇA NA 11° FEIRA DE ARTES SANTA TEREZA E TAMBÉM VENHA VISITAR A CASA DE CULTURA SANTA TEREZA, SAIBA QUE AS PORTAS DA CASA ESTARÃO SEMPRE ABERTAS A TODOS, INDEPENDENTE DE CREDO, ETNIA, POSIÇÃO SOCIAL OU ECONÔMICA. NA FEIRA DE ARTES DO SANTA TEREZA TAMBÉM É POSSÍVEL CONFERIR OS TRABALHOS DE ARTISTAS DAS MAIS DIVERSAS REGIÕES DE SÃO PAULO, TAL COMO OS DAS CIDADES DE ITAPECERICA, EMBU GUAÇU, JUQUITIBA, SÃO LOURENÇO,TABOÃO DA SERRA E DA CAPITAL DO ESTADO E VIVA A VERDADEIRA DEMOCRACIA!!!

fonte: DANIELA FERREIRA do jornal noticias culturais da CASA DE CULTURA
FOI ESCRITO PELA ALUNA: BRUNA ALVES 5ºC EM JORNALISTA

ALUNOS DO JORNALISTA NINGUÉM PODE PERDER ESSA FEIRA É ORGULHO DA COMUNIDADE TODA!!!
DATA 21/11/2010
10 HORAS DA MANHÃ
ATÉ 20 HORAS DA NOITE...
fotos do Evento 2010







 

ARTE CULTURA PARA TODOS é com a FEIRA DA ARTE DE EMBU DAS ARTES


A FEIRA DE ARTES SANTA TEREZA CELEBRA MAIS 10 ANOS DE CULTURA ENTRETENIMENTO E COMPROMISSO SOCIAL. TORNANDO-SE TRADIÇÃO NO CALENDÁRIO CULTURAL DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES. PARA O DIA 21/11/2010 SERÁ 11° FEIRA DE ARTES DE SANTA TEREZA. A CADA ANO, A FEIRA DE ARTES VEM COM UMA PROPOSTA DIFERENTE, CRIADO UM ASSUNTO PARA SER DISCUTIDO EM CICLOS DE DEBATES E EXPRESSÕES ARTÍSTICAS.


CRIADA NO ANO DE 2000 A FEIRA DE ARTES SANTA TEREZA É UM TRABALHO MANTIDO E IDEALIZADO PELA CASA DE CULTURA SANTA TEREZA, COM O APOIO DA COMUNIDADE E APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS EMBUENSES; TAIS COMO WANDERLEY CIURFFI E RAQUEL TRINDADE (FILHA DO POETA SOLANO TRINDADE) GRANDES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA TAMBÉM JÁ SE APRESENTARAM EM EDIÇÕES ANTERIORES.


FONTE RETIRADA do Jornal Da Casa De Cultura


ALUNO:GABRIEL DE CAMPOS C.






História da feira de Arte do Santa Tereza


Era o ano de 2.000. Um grupo de amigo no jardim


Santa Tereza “viajou” na idéia de promover uma


Feira artística na rua, onde a comunidade pudesse


Participar diretamente e passar um dia inteiro se


Divertindo, com bom gosto de boas atrações.a final,


No bairro as alternativas de lazer eram reduzidas.






Então, se todos se reunissem e cada um


Contribuísse de alguma forma, trazendo suas


Melhores atividade para a feira da artes, o dia


Seria maravilhoso!






Desde então, uma vez por ano, esse mesmo grupo


Se organiza, com alguma figuras a mais e outras a


Menos, dirigindo a mesma energia criativa para a


Concretização do projeto.Cada ano tem-se um


Tema diferente TEMA DESSE ANO CULTURAÇÕES.






Fonte: Jornal Noticias Culturais


Aluno: Mateus Sales Pinheiro 5º ano D profª Vânia

Olha...os temasjá apresentados da feira da casa de cultura...


  • Cultura recicle essa idéia Ano de 2000;


  • De Zumbi à Globalização, pouco mudou nessa nação Ano 2001;


  • Ressurreição Cultural Ano 2002;


  • Arte te saúdo! Meio Ambiente- Meio de Vida Ano 2003;


  • De olho no Parque 2004;


  • O Parque Vem Aí!!!! Ano de 2005;


  • Água (2006);


  • Aquecimento Global Ano de 2007;


  • Juventude Ano de 2008;


  • Cultura: O futuro está Aqui!!! Ano 2009;


  • Culturações Ano de 2010

Através dos temas que podemos ver que sempre se propôs uma reflexão sobre a vivência humana em sociedade e como parte da natureza buscando ao mesmo tempo superar as dificuldades e avançar para a conquista das melhores condições de fazer arte e cultura numa sociedade que não dá muito valor para esse setor.


Fonte : Jornal Noticias Culturais

Aluno: Bruno de Carvalho Arcanjo 5ºD Profª Vânia
VEJA AS IMAGENS DA FEIRA QUE É ARTE....
1.




Cultura e transformação o que é culturação para o Anivaldo da Cultura


Ele diz que quando organizaram a feira de artes santa Tereza


a filosofia já estava presente queriam que a feira proporcionasse á população uma oportunidade de conhecer as obras de dezenas de artistas de embu e outras regiões.ao mesmo tempo, afirma a feira como: “ um espaço para que artistas populares, bandas, poetas e dançarinos pudessem mostrar os seus trabalhos” .


Já ocorreram 10 edições da feira. E durante esse tempo a feira consolidou como o maior evento artística e cultural de embu,atraindo dezenas de milhares de pessoas todos os anos é mais que um dia de muita Festa, Poesia, Música e Dança é um dia de celebração da Cultura. A feira tornou-se uma referência importante. Cresceu, ganhou respeito e já é um patrimônio da População de Embu. Assim, para nós a realização da 11° feira é uma vitória de um projeto coletivo, de transformação social através da cultura e avanço na construção de Espaços alternativos para os nossos artistas.


Anivaldo Deputado da Cultura


Aluna: Lavínia Soares Sousa 3°D Profª Valdires

****OS CURSOS DISPONIBILIZAM DE VAGAS CORRA PARA SE INSCREVER AINDA DÁ TEMPO!!!

CURSOS CASA DE CULTURA:
  • ARTE COM PAPEL - 30 VAGAS
  • AUDIO VISUAL(MÓDULO CÂMERA) - 15 VAGAS
  • DESENHO E PINTURA - 30 VAGAS
  • PERCUSSÃO-35 VAGAS
  • TEATRO - 20 VAGAS
  • VIOLÃO - 20 VAGAS



LOCAL: RUA CERQUEIRA CESÁR, 833
SANTA TEREZA
EMBU DAS ARTES
TEL 4149-5315

Um comentário:

  1. a feira foi muito bacana!!!Eu estive lá!!!Mas só houve um problema desagradável e fez parte da reclamação de moradores no dia seguinte e principalmente de quem passava por lá...A LIMPEZA DO LOCAL!!!Para quem viu lembra um cenário de guerra tanta sujeira que tinha...faço um apelo...ao final da feira todos se organizem para LIMPAR!!! ou EXIGIR que a prefeitura limpe a nossa rua cerqueira cesár!!!bjos a feira é o nosso orgulho e organizando fica melhor!!!

    ResponderExcluir